INCONTINENCIA-URINÁRIA

Incontinência urinária feminina? Descubra o que pode ser e como procurar ajuda.

               Inicialmente, devemos entender o termo “urina solta”. Na linguagem médica, equivale a incontinência urinária e pode ocorrer em homens e mulheres. Nestas, ela ocorre com mais frequência em virtude de alguns fatores como a gravidez, menopausa e infecções urinárias.

              Dessa forma, é importante perceber que tipo de sinas e sintomas estão presentes no seu caso. Eles, serão úteis na identificação do tipo de incontinência que você possui.

              Na incontinência urinária de esforço, ocorre a perda de urina provocada por tosse, espirro, risadas entre outros. Geralmente é decorrente de uma disfunção do esfíncter uretral (semelhante a uma “válvula” que impede a perda de urina).

               Por outro lado, algumas pacientes não perdem urina com esforço mas em compensação referem um desejo imperioso de urinar (urgência urinária) que pode ocorrer ao longo do enchimento da bexiga. Este desejo exacerbado, ocorre devido a uma contração de modo involuntário da musculatura de bexiga durante o seu enchimento. Esta sensação imperiosa de urinar pode vir ou não acompanhada de incontinência urinária.

                Além disso, os sintomas podem se somar e se manifestarem juntos na chamada incontinência urinária mista.

                 Diante de cada uma das situações acima, afirmo que muitas mulheres vivem esse “pesadelo” caladas e muitas vezes já sem a compreensão de seus parceiros. Lembro que este problema pode ser corrigido fazendo a mulher retomar sua auto-estima.

                Destaco, que o diagnóstico é feito a partir de uma história clínica detalhada e realização de alguns exames sob orientação do urologista. Mais detalhes sobre esses exames estarão em outras postagens.

                Assim, se após esta breve introdução sobre a incontinência urinária feminina, alguma destas modalidades estiver presente, procure um urologista. O constrangimento causado por qualquer uma das situações acima deve ser substituído pela busca do especialista. Mulheres não deixem a incontinência fazer parte da rotina de vocês!!! Compartilhem essa idéia!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe