PROBLEMAS-NA-PRÓSTATA

Urinando muito? Pode ser a próstata, veja como diagnosticar.

               Inicialmente, antes de partir direto aos problemas da próstata , devemos entender a sua função e localização. Isso vai nos ajudar a entender de que forma algumas modificações na próstata podem gerar alguns sintomas.

              Dessa maneira, devemos saber que a próstata é uma glândula e tem a função de  produzir e armazenar um líquido incolor que ajuda na formação do sêmen. Quanto a localização está abaixo da bexiga, envolve a uretra e está junto a porção final do intestino.

             Além disso, devemos saber que a investigação inicia-se em homens com mais de 50 anos. Aqueles de raça negra ou com casos de câncer de próstata na família aos 45 anos. Os sintomas podem ser variados. Jato fraco, urgência urinária, esforço miccional e aumento da frequência urinária são alguns exemplos. Lembro aqui, que a ausência de sintomas não exclui a possibilidade de doenças na próstata.

           Outra informação relevante, é saber que nem sempre urinar muito significa estar urinando com qualidade. Com isso, se você perde sua noite de sono indo ao banheiro urinar, pode haver alguma interferência da próstata nisso. Devemos lembrar que a bexiga é um órgão de armazenamento. Logo, se o esvaziamento é feito de modo incompleto, isso pode ser sinal de alguma obstrução pela glândula.

           Sendo assim, o rastreio é feito com a dosagem do PSA no sangue, realização de ultrassonografia da glândula e o exame de toque da próstata. Este último, repleto de mitos e medos deve ser encarado como um exame de vital importância na identificação de lesões na próstata. O exame tem a função de avaliar a textura da próstata, visando a identificação de nódulos.

          Portanto, a mensagem final aos homens se resume em deixar o preconceito de lado e buscar um urologista. Nossa saúde é primordial frente aos problemas do nosso dia-a-dia, lembre-se disso. Além disso, um diagnóstico feito precocemente favorece ao tratamento.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe