medicine, healthcare and people concept - happy doctor with cardiogram and young male patient meeting at hospital

Os diferentes graus de varicocele

Varicocele é a insuficiência da drenagem do sangue nos testículos, que ocorre quando as veias da região se dilatam e há represamento do sangue nos vasos. Ou seja, é o mesmo que as varizes, aquelas mais frequentes que ocorrem nas pernas. É muito comum e costuma não apresentar sintomas, mas pode levar à infertilidade. 

Na maioria das vezes, as veias doentes atingem principalmente o testículo esquerdo. O problema costuma aparecer ainda na adolescência, a partir dos 11 anos. Embora a maioria dos pacientes seja assintomática e só descubra na fase adulta, alguns relatam dores e sensação de peso nos testículos. 

Neste post, conheceremos um pouco mais sobre o diagnóstico e o tratamento dessa condição. Acompanhe!

Diagnóstico X esterilidade 

O mais comum é que os homens somente saibam que têm varicocele ao buscarem um consultório médico. Em geral, eles chegam ao urologista para investigar possíveis causas de esterilidade. 

A doença leva à infertilidade porque, devido ao sangue acumulado, a temperatura da região se eleva e dificulta a produção adequada de espermatozoides. Além disso, pode haver alterações de tamanho dos testículos.

 A cada 100 homens inférteis, aproximadamente metade deles têm dilatações nas veias do local. Cabe salientar que esta condição piora a “qualidade” dos testículos com o passar do tempo. Por isso, a detecção precoce é importante para restabelecer a fertilidade. 

O diagnóstico é simples e pode ser iniciado no próprio consultório, por meio de exame clínico. No entanto, o médico deve solicitar uma ultrassonografia para checar a situação das veias afetadas e indicar o tratamento mais adequado ao caso do paciente. 

Existem três graus possíveis da doença:

  • grau 1  — quando a dilatação dos vasos é pequena, sendo palpável somente se o homem for pressionado na região abdominal, tossir ou soprar contra uma resistência;
  • grau 2  — neste caso, o médico já consegue sentir com facilidade as veias afetadas;
  • grau 3  — o quadro mais grave, em que as veias são visíveis inclusive a olho nu, dando um aspecto de “novelo de lã” ao testículo. 

Tratamento versus cura

Em primeiro lugar, vale lembrar que nem todo homem que apresenta o problema terá, necessariamente, dificuldades para engravidar uma mulher. Sendo assim, caso a varicocele não represente incômodos para o indivíduo, ela nem sempre exigirá um tratamento. 

A boa notícia, no entanto, é que, para aqueles que buscam uma solução, a intervenção cirúrgica é relativamente simples. O procedimento para a correção das veias costuma ser realizado a partir de um cateter que é introduzido em um pequeno corte feito na virilha do homem. Dura aproximadamente uma hora e meia e muitos pacientes costumam ser liberados no mesmo dia. 

A cirurgia é altamente eficaz e costuma recuperar as funções dos testículos em aproximadamente 75% dos casos. A maioria dos homens submetidos à operação repete exames clínicos após seis meses e constata evolução da produção de espermatozoides. 

Logo, para os casais que estão tentando ter um filho, a probabilidade de solucionar a varicocele e recuperar a fertilidade é alta. 

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp